Make your own free website on Tripod.com

Ecologia no Pantanal

Começo | Informações básicas | FAQ | Aquiduana | Miranda | Bodoquena | Piraputanga | Transpantaneiras | Fauna | Contatos | Referencias/ Literatura
Piraputanga

 

Área de Preservação Ambiental Estrada Parque de Piraputanga, entre Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti

 

O nome PIRAPUTANGA originou-se de um peixe com contrastes vermelhos e amarelos, devido a sua grande quantidade no rio AQUIDAUANA”. “No idioma TUPI – PIRAPUTANGA, significa PEIXE VERMELHO, da região Amazônica e sub-amazônica. No idioma GARANY – PIRA-PUYTÃ. Os colonizadores da região não conseguindo a pronúncia correta para PUYTÃ, começaram a falar PIRAPUTANGA”. Há outras explicações para o nome Piraputanga, diz que esse nome origina-se do Tupi e significa “Pira = peixe e putanga = é uma modificação de pitanga = vermelho. Piraputanga = peixe vermelho”.

piraputangafall.jpg

piraputanga.jpg

Piraputanga localizada-se no município de Aquidauana, que está situado na região Centro-Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Região de planícies e planaltos. Sendo 70% da área composta pela planície pantaneira e 30% de planalto. A região de trabalho compõe-se de vegetação típica de cerrado e passa por ela a Serra de Maracajú que engloba três distritos, sendo um deles o de Piraputanga, que é rodeado de morros e às margens do Rio Aquidauana, com seu clima tropical equatorial.
Quando surgiu o povoado de Piraputanga o Estado ainda era Mato Grosso, pois só mais tarde ocorreu a divisão e surgimento de Mato Grosso do Sul.

O povo acredita em superstições e”...o que mais temia era a lenda em que: Um casal onde o homem se vestia de mulher e a mulher se vestia de homem para assustar os habitantes”. Estas lendas tornaram-se lembranças, memoriais dos mais idosos que adoram contá-las a quem se predispõe a ouvi-los, conforme foi detectado pelos entrevistadores ao realizar suas entrevistas.

Atualmente “a vila conta com um posto de saúde, posto policial, posto telefônico (com uma pequena agência de correios), algumas pequenas mercearias, algumas igrejas, um local denominado Associação de Moradores, onde acontecem as reuniões, os bailes e outros eventos nos finais de semana. E, ainda, linhas de ônibus da empresa Expresso Mato Grosso, levando e trazendo as pessoas até Campo Grande”. Desta forma o lugarejo vem aos poucos conquistando benefícios que a integrou a Aquidauana, Campo Grande e a outras cidades deixando de ser um lugar isolado.

Enter supporting content here

Ecologia de Populações